quinta-feira, 24 de março de 2011

Tipagem sanguínea, aglutinogenio e aglutinina

O princípio básico do teste para identificar a tipagem sanguínea é a aglutinação observada a olho nu. Hemácias que possuem antígeno A aglutinam-se em presença de anti-A; hemácias que possuem antígeno B, aglutinam-se em presença de reagente anti-B. Caso ocorra aglutinação para anti-A e anti-B o sangue será AB e se não aglutinar na presença dos dois é O.
Os aglutinogênios são responsáveis pela determinação do fenótipo sanguíneo, são antígenos encontrados na superfície das hemácias.
No sangue tipo A o aglutinogênio é do tipo A e assim também para o sangue tipo B, já o sangue tipo O não possui aglutinogênio.
Aglutininas são anticorpos do plasma sanguíneo específicos contra determinados aglutinogênios. É uma proteína que combate o aglutinogênio estranho ao organismo.Susceptível de causar a aglutinação de microrganismos e dos glóbulos vermelhos que contêm o aglutinogênio.
Indivíduos da tipagem sanguínea AB não possuem aglutininas. Indivíduos da tipagem sanguínea A possuem aglutinina Anti-B. Indivíduos da tipagem sanguínea B possuem aglutinina Anti-A. Indivíduos da tipagem sanguínea O possuem aglutinina Anti-A e Anti-B.
Sendo assim, indivíduos AB são considerados receptores universais, enquanto indivíduos do grupo O são considerados doadores universais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário